Copa América 2019 no Estádio do Mineirão

A Copa América de 2019, originalmente com o nome de CONMEBOL Copa América 2019 terá sua 46º edição no Brasil.

Este é o principal torneio de futebol masculino entre as seleções da América do Sul. Essa é a 5º vez que o Brasil recebe a competição, a última vez foi em 1989.

A Copa América tem mais de 100 anos e é a mais antiga do mundo entre seleções de futebol. Em caráter de teste, a primeira edição da Copa América foi realizada em 1910. O torneio foi realizado na Argentina para comemorar o centenário da independência do país.

Participaram dessa primeira edição o Chile, Uruguai e o Brasil, além do país-sede. O primeiro campeão foi o Uruguai, após disputar com a Argentina o jogo final, no Estádio Presidente Perón.

O Brasil era responsável em sediar a Copa América 2015, porém, havia outros eventos importantes no calendário do país como a Copa das Confederações FIFA de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Sendo assim o Brasil trocou com o Chile que sediou o evento naquele ano.

E sediar a Copa América é historicamente positivo para a Seleção. Nas outras quatro vezes em que o Brasil recebeu o torneio, ficou com o título.

Em 2018 foi anunciado pelo Presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) as cinco cidades-sedes que iriam receber os jogos. Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre foram sedes da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e foi definido que seriam também as cidades-sedes da Copa América 2019 por possuírem estádios com padrão internacional.

A cidade de São Paulo contará com duas sedes, o Estádio do Morumbi e a Arena Corinthians. O Mineirão, em Belo Horizonte, a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (ambos palcos das semifinais), a Fonte Nova, em Salvador, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, são os outros estádios do campeonato. O Maracanã será o palco que receberá a final da competição no dia 7 de julho de 2019.

Países que disputarão – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são os países que disputarão a competição sul-americana, assim como Japão e Qatar que foram convidados para disputar o torneio.

A Copa América 2020

A Copa América 2020 em sua 47º edição já tem data e países-sedes definidos. Essa é a primeira vez desde 1963 que dois países irão dividir a sede da competição. Argentina e Colômbia receberão os jogos entre 12 de junho e 12 de julho de 2020. A partir desta edição, a Copa América passará a ser disputada em anos pares, simultaneamente ao Campeonato Europeu de Futebol, e terá um novo zoneamento para disputa dos jogos.

estadio-do-mineirao-copa-america-2019

Copa América 2019 no Estádio do Mineirão

O Estádio do Mineirão, principal estádio de Minas Gerais, foi palco de cinco partidas da Copa América 2019. O estádio recebeu grandes seleções do continente, como Uruguai e Argentina, além do convidado Japão.

Recentemente passou por algumas intervenções para receber a Copa América 2019. O Centro de Mídia foi instalado em um dos estacionamentos do estádio. A tribuna de imprensa também foi ampliada e instalada bancadas mais próxima a setores onde tradicionalmente a torcida se posiciona.

Para os torcedores não houve grandes mudanças, apenas algumas estruturas instaladas próximo aos camarotes. Já o gramado de inverno plantado no início de 2019 foi o grande destaque, pois com as chuvas ajudaram o gramado a ficar um verdadeiro tapete.

Jogos da Copa América no Mineirão

16 de junho, 19h: Uruguai x Equador (fase de grupos)

19 de junho, 21h30: Argentina x Paraguai (fase de grupos)

22 de junho, 16h: Bolívia x Venezuela (fase de grupos)

24 de junho, 20h: Equador x Japão (fase de grupos)

2 de julho, 21h30: Semifinal 1